terça-feira, 15 de setembro de 2009

Revista Época é uma franquia da alemã Focus

Depois de colocar na roda o post sobre a semelhança absurda entre a logomarca da Época e a da revista alemã Focus, revolvi trocar uma ideia com o Canha do design.blog.br para entender o porquê dessa intrigante situação.
Realmente, a história não é bem assim. O blogueiro e designer de Curitiba, assim como eu, foi atrás da história e está desvendado o mistério. Em resposta ao meu e-mail, Canha escreveu o seguinte:
"Deu um pouco de trabalho, mas consegui descobrir: na verdade, a Globo firmou uma parceria para fazer um 'spin-off' da Focus. A Época pelo jeito tem acesso às informações contidas na Focus antes dela ser lançada. É como se fosse uma versão brasileira da revista alemã."
Spin-off
No geral spin-off descreve algo que foi derivado de outra coisa anterior àquela. Na mídia o termo é utilizado para indicar uma franquia que foi criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, não tendo relação um com o outro.
É isso mesmo. Na sessão Inside - Focus International no site da revista alemã o caso se explica. Os spin-offs da Focus fazem parte de uma estratégia editorial/mercadológica que visa à promover um pensamento global numa sociedade que atualmente está baseada no conhecimento. Com uma "franquia" já estabelecida em Portugal desde 1999, a publicação toma para si o mérito de ter criado um novo estilo editorial. Quanto à Época, o site informa que a revista da editora Globo tem, desde seu lançamento em maio de 1998, licença para ser publicada segundo o "bem-sucedido conceito Focus". Quanto será que isso custou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário